Nº11 .  2023/2

EDITORIAL

Começamos nossa nova edição da reVISTA mostrando relevantes produções acadêmicas que envolveram discentes e docentes. Esperamos que essa 11ª edição informe, inspire e promova apreciação à diversidade de narrativas e formas de comunicação multimídia bilíngue.
Apresentamos o trabalho de Motion design desenvolvido por Arthur Feltraco. Motion design é design gráfico em movimento. É uma área do design e da animação que oferece diversas oportunidades de trabalho, desde a criação de anúncios publicitários até a produção de clipes de música, aberturas e transições para filmes, programas de TV e mídias digitais. Além disso, oferece oportunidades em projetos de materiais educacionais, na criação de infográficos animados, vídeos explicativos, logotipos animados e até mesmo na criação de GIFs para redes sociais, entre outras aplicações. As oportunidades de trabalho vêm crescendo muito nos últimos anos e o artigo na reVISTA traz dicas importantes para o desenvolvimento de projetos de Motion design acessíveis e muitos exemplos inspiradores.

O Trabalho de conclusão de curso (TCC) de Júlia Lopes apresenta um estudo sobre o vazio intencional. O vazio pode ser muito significativo e ser um contraponto à poluição visual e excesso de informações do mundo contemporâneo. O trabalho faz uma bela reflexão sobre composição visual, conforme você pode conferir no artigo dessa edição, e foi aceito para publicação nos anais de congresso científico internacional.
Outro Trabalho de conclusão de curso apresentado nesta edição é o estudo sobre mascotes e influenciadores digitais e sua relação com a comunidade surda, desenvolvido por Jéssica Vitória. A evolução na forma de comunicação institucional, com o avanço das tecnologias digitais, oportunizou que os mascotes fossem ganhando vida e novas funções. Os influenciadores digitais atuais são personagens que se comunicam com os usuários, possuem histórias, têm opiniões, demonstram emoções e são muito atuantes nas mídias sociais. Alguns possuem milhões de seguidores, participam de campanhas publicitárias, desfiles de moda e contam seu cotidiano nos seus canais. No entanto, Jéssica analisou a interação desses personagens com a comunidade surda e percebeu que muito pode ser feito para melhorar essa relação.

Apresentamos, também, uma matéria sobre o desenvolvimento de portfólios e aproveitamos a oportunidade para mostrar alguns exemplos desenvolvidos por estudantes do Câmpus Palhoça Bilíngue.

A técnica de composição visual chamada de Justaposição é uma forma de destacar a relação entre as imagens e pode gerar novos sentidos. O estudo de geografia humana, coordenado pela professora Edimara Rupolo, explorou essa técnica e apresenta uma produção de imagens marcantes.

E, por fim, a matéria EXTENSÃO NA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA, mostra que os blogs são uma forma importante de valorizar as marcas e o trabalho de criação explora a identidade visual marcando um estilo próprio ou, em muitos casos, envolve criar uma identidade nova. O texto mostra muitos exemplos interessantes desenvolvidos em um projeto de extensão por estudantes do curso técnico de Comunicação visual.

Ótima leitura!

EDITAL PROEX N.º 01/2023 – APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO