Nesta 3ª edição da revista estamos mais maduros, o perfil da reVISTA está mais claro e sentimos que a responsabilidade aumentou. A equipe foi agregando novos participantes, todos voluntários que curtem a reVISTA. Isso faz aumentar nosso entusiasmo e a vontade de fazer um trabalho bacana.
Nosso objetivo é abordar temas relacionados com a produção multimídia e a comunicação visual, com foco na acessibilidade. Destacamos trabalhos experimentais e as reflexões que provocaram, as dificuldades enfrentadas na produção e as soluções encontradas. Para isso, além de um estudo sobre cada tema abordado, buscando referências com os professores da área, conversamos com as equipes que desenvolveram os projetos selecionados. Queremos saber como os trabalhos são pensados e elaborados, conhecer como as tecnologias são exploradas e quais os desafios enfrentados para promover a acessibilidade.
Nesta edição da reVISTA apresentamos um estudo sobre DESIGN DE PERSONAGENS. Não basta que um personagem seja muito elaborado e bem desenhados para envolver o público. Pode ter até um desenho simples, mas precisa ser convincente. E o temperamento de cada personagem precisa ser construído em detalhes, mesmo que na história não se mostre tudo.
A reVISTA aborda também o desenvolvimento de projetos de identidade visual. Na criação de uma marca, primeiro os designers procuram entender o que é a empresa, qual a sua filosofia e forma de atuação, como é o mercado, os concorrentes e o público alvo. Depois definem os conceitos, ou seja, as ideias principais que a marca deverá transmitir. É a partir daí que os símbolos gráficos são criados.
Mas será que sempre os projetistas conseguem transformar essas ideias em imagens? Propomos um teste: observe alguns projetos de identidade visual e veja se você consegue identificar quais conceitos cada marca pretendia transmitir na matéria OS CONCEITOS E A MARCA.
Cada vez mais o planejamento da comunicação para as mídias precisa integrar imagens e textos. Não basta dizer, longos textos podem não atrair o leitor. As ilustrações e os infográficos podem contribuir para que os conteúdos sejam mais interessantes, claros e acessíveis. Veja alguns exemplos e observe o que contam os projetistas sobre os desafios para fazer esse tipo de trabalho na matéria: O VERBAL E O VISUAL.
A seção MOVIMENTO também está repleta de bons trabalhos e comentários interessantes sobre o desenvolvimento desses projetos.
A matéria MULTIMÍDIA, DIFERENTES FORMAS, MULTI MEIOS aborda o tema da acessibilidade no audiovisual. Além de mostrar trabalhos publicitários que valorizam a Libras, apresenta o Trabalho de conclusão de curso (TCC) de Osmar Antônio Hoepers Jr: Análise da Produção Audiovisual Publicitária do Ponto de Vista da Inclusão do Público Surdo. Um tema importante que ainda tem muito para avançar.
A seção INTERAÇÃO mostra trabalhos experimentais e artísticos que buscam envolver o participante em uma nova e rica experiência.
O trabalho DANÇA EM LIBRAS explora animações, cores, vídeos, cenários e figurinos para promover uma experiência rítmica numa balada animada tanto para surdos como para ouvintes. É um trabalho inovador, acreditamos que vale a pena conferir não apenas o resultado, mas também conhecer os estudos feitos.
Nessa seção apresentamos também o projeto ONDE VOCÊ ESTÁ?, uma instalação interativa que visa promover a imersão e a interação entre surdos e ouvintes.