Um ótimo desafio!

Um Projeto de identidade visual consiste na elaboração de uma assinatura visual (ou marca) e no desenvolvimento dos principais aplicativos.

Tem como objetivo transmitir as ideias que caracterizam a empresa ou organização, criando um estilo para a comunicação visual que torne a marca inesquecível.

Veja alguns exemplos desenvolvidos na Ação de Extensão Workshop e produção de identidade visual: Parceria
entre os artesãos do Projeto Brique do SESC Palhoça e o curso técnico integrado em Comunicação visual.

Projeto de identidade visual Queijadinha Paulista. DENISE DEMICIANO DA SILVA
Projeto de identidade visual Bello Gusto. SUELEN MARTINS DA SILVA
Projeto de identidade visual Pérola Rosa. DENISE DEMICIANO DA SILVA
Projeto de identidade visual Organique Jardinagem. RENAN VALDOIR ROSA
Projeto de identidade visual Pop’s Cakes. RAFAELA DAMASCENO DOS SANTOS

Quando olhamos a imagem de uma marca, e observamos a simplicidade da solução gráfica, podemos pensar que o projeto de identidade visual é um trabalho fácil. Mas atingir a simplicidade, quando se pretende transmitir conceitos abstratos e bem complexos, pode ser muito difícil e trabalhoso.

Cada organização tem uma personalidade, ou seja, uma forma de se distinguir de outros grupos, um discurso, uma filosofia, valores, ideias, um modo de atuação característica. Um projeto de identidade visual pretende tornar isso visível.

O projeto de identidade visual tem como objetivo transmitir os CONCEITOS, ou seja, as principais ideias que caracterizam a organização e fazem com que essa instituição seja especial e única.

Para tanto, se cria uma ASSINATURA VISUAL e se planeja como aplicar essa assinatura, e os elementos gráficos complementares, em diferentes materiais. Além disso, um projeto de identidade visual inclui o desenvolvimento de um manual de identidade visual para orientar as aplicações em produtos, sinalização, embalagens, web design e publicidade, de forma a unificar a comunicação visual e tornar reconhecível a marca.

As formas devem ser simples, pois além de ser importante o rápido reconhecimento, pode ser necessário aplicar a imagem em tamanho bem pequeno, em preto e branco ou em espaços muito poluídos visualmente.

Por isso, desenvolver um projeto de identidade visual é um grande desafio. Um ótimo desafio! E é um trabalho que tem ganhado importância. Atualmente, são feitos projetos de identidade visual para empresas, bairros, cidades, países, governos, partidos, instituições públicas ou privadas, grupos que defendem uma causa, escolas, bandas de música, times de futebol, grupos artísticos, ou seja, para qualquer tipo de organizxação. Até mesmo projetos de identidade visual pessoal tem ganhado destaque.

A identidade visual é o principal objeto de trabalho dos profissionais das áreas de design e comunicação visual. Algumas vezes, os profissionais desenvolvem os projetos de identidade visual; em outras, são contratados para fazer materiais diferentes, mas nesses casos terão que saber valorizar a identidade visual existente.

Sabendo como é difícil desenvolver atividades criativas no dia a dia, vários autores discutem a metodologia de projeto e propõem que sejam seguidas determinadas etapas de trabalho. Isso pode facilitar o processo e garantir que os resultados estejam de acordo com os objetivos.

A metodologia para o desenvolvimento de um projeto gráfico pode ser resumida em seis etapas: pesquisa, conceituação, criação, aprovação, implementação e avaliação.

Um projeto de identidade visual é uma representação da personalidade da organização e, assim como a personalidade de qualquer pessoa, está em constante desenvolvimento. Por isso é necessário acompanhar sempre as opiniões dos usuários, as evoluções tecnológicas e as transformações do mercado observando se não há necessidade de atualização do design, ou seja é necessário fazer a gestão da marca permanentemente.

Veja alguns projetos de identidade visual desenvolvidos por estudantes do curso de Tecnologia em produção multimídia e do curso técnico em Comunicação Visual, para clientes reais e exigentes.

Projeto de identidade visual ÁudioRetrato 80 – Grupo musical

CONCEITOS: Anos 80; Acústico;Saudoso; Dançante.

ASSINATURA VISUALS

APLICATIVOS

Aline Pimentel e Pietra Biscoli

Projeto de identidade visual Kolossos Store – Confecção de roupas 

CONCEITOS: Movimento; Exclusividade; Diversidade; Modernidade.

ASSINATURA VISUALS

APLICATIVOS

Gustavo Prates, Pedro Pessutti Colpas, Luiz Eduardo, Luiz Fernando Beirão

Projeto de identidade visual Maria Natureba – Produtos naturais 

CONCEITOS: Minimalismo; Saudável; Delicado; Qualidade; Homemade; Gourmet; Ecológico

ASSINATURA VISUALS

APLICATIVOS

Ana Paula Tutui, Bruna Massuquetti e Maria Virgínia Nascimento

Projeto de identidade visual Quitutes do Baiano – Entrega de comida baiana

CONCEITOS: Amor; Sabores; Aromas; Bahia; Dedicação

ASSINATURA VISUALS

APLICATIVOS

Ethianne Tayrine, Gabriel de Sa Magalho, Paola Fonseca de Barros