NA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

A Produção Multimídia atrai profissionais com perfil interdisciplinar, que orientam suas ações de acordo com os mais diferentes objetivos. Isso porque a atividade exige diferentes habilidades, envolvendo a produção de textos, imagens, desenhos, gráficos, animações, vídeos, interatividade… e a lista vai longe.

Diante do desafio de integrar tudo isso em uma tarefa, equipes compostas por dois a quatro estudantes vivenciaram as várias etapas na gestão de um projeto de desenvolvimento do blog da própria equipe, que serviria para integrar suas produções do semestre, servir como vitrine de portfolio, informar e entreter o público-alvo.

Blogs são canais de compartilhamento de conhecimento, de veiculação de produções multimídia, de construção de autoridade e de fortalecimento da comunidade de estudantes e profissionais interessados nas tendências, técnicas, novidades, tecnologias multimídia.

A palavra blog surgiu da abreviação de weblog – web em alusão à World Wide Web; e log em alusão a registro ou diário. Portanto, blogs podem ser definidos como registros na web, desenvolvidos em ambiente online, com a incorporação de mídias, links, feedbacks e outros recursos (HALIC et al., 2010). Já a palavra blogosfera contempla a compreensão de que os blogs ocupam uma esfera de comunicação diferenciada na web, aumentam a circulação de informações e promovem debates e conversações entre autores e leitores (BON, 2014).

Cada equipe passou pelo processo de brainstorming, de criação do nome, definição de objetivo, conceito, posicionamento, análise de mercado, e outras ações para a elaboração do pré-projeto, seguido pelo projeto gráfico e publicação do blog.

NICE.ET. Caroline Lira, Gladys Miguel, Leticia Franco. Fonte: https://niceetblog.wixsite.com/niceet-design

Nice.et apresenta um blog dinâmico, com paleta de cores bem executada, e tom de voz jovial. Com o posicionamento “pensar e criar”, a Equipe idealizou um blog criado por produtores para produtores da área criativa, com conteúdos descontraídos e, ao mesmo tempo, instrutivos. No logotipo, utilizaram curvas e referências divertidas, sob o seguinte racional: “E.T do bem, aquele que pensa fora da caixa e fora da Terra”; e “A nave, ferramenta que transcende o imaginável, o que te permite viajar nas ideias”.

No blog Frame-Se é possível observar o universo da animação. A Equipe demonstrou, na prática, como usar um blog como portfolio, conforme recomendado por Fonseca (2012). Esse autor considera que a iniciativa de desenvolver um portfólio promove a seleção ordenada da produção intelectual em um determinado período de tempo, ao mesmo tempo que permite visualização dos esforços e do progresso dos autores.

Na construção da marca, a Equipe considerou a palavra frame – termo em Inglês que pode ser traduzido como quadro ou moldura – que é cada um dos quadros ou imagens fixas de um produto audiovisual. A Equipe utilizou recursos visuais que remetem à animação, animando uma bolinha em movimento, sobreposta a uma folha de papel amassado.

FRAME-SE. Beatriz Souza, João Paulo Kuhn, Rafaella Zanchet, Samuel Lima. Fonte: https://framese.wixsite.com/frame-se/o-blog

Metamorfose é um blog que tem como posicionamento “a mudança que transforma”, com a proposta de apresentar novidades, criatividade, transformação, de forma leve, criativa e confortável. As fases da lua compõem o visual da marca, em “uma analogia com as mudanças de fases da vida, momentos de novas descobertas e vivências”, conforme conceito desenvolvido pela Equipe. Além do portfolio acadêmico, o canal tem uma estrutura de navegação que enfoca o design gráfico, o audiovisual, e a fotografia.

METAMORFOSE. Andressa Zytkuewisz, Thawany Moura. Fonte: https://mercemultimidia.wixsite.com/multimorfosee

A versatilidade de um blog é apontada como característica distinta, conforme Chen e Behm-Morawitz (2018), que abordam a “ciberpsicologia” dos leitores de blog. Os autores identificam que o público-alvo desse tipo de mídia costuma ter a mente aberta, criativa e curiosa como traço de personalidade, tendo interesses amplos e prontidão para apreciar a arte e ter novas experiências. A Equipe do blog Fotograf´Art soube aproveitar essa potencialidade.

O SOM DA FOTOGRAFIA. Ana Lice Aguiar, Marcia Almeida, Petterson Silveira, Rafaela Borba. Fonte: https://grupopmb201.wixsite.com/website-3

A versatilidade também pode ser conferida na Equipe que desenvolveu o blog On:Edit, com o posicionamento “arquivos por trás das câmeras”. As integrantes se intitulam como “um trio de garotas, que sonham em crescer como produtoras multimídia”. No logotipo, a Equipe usou um símbolo comumente usado em meios audiovisuais, e três linhas representando o trio.

ON:EDIT. Agata Pituco, Bruna Primo, Maria Eduarda Paulo. Fonte: https://princesinhasdoifsc.wixsite.com/my-site-1

Confira, também, as outras iniciativas de blogs desenvolvidos no primeiro semestre do ano de 2023, como o Departamento do Ricardo, com uma boa dose de irreverência e originalidade; o blog Games Insider, o blog Cinema Bilingue, bem como o blog Bandoor.

DEPARTAMENTO DO RICARDO. Gabriel Mendes, Larissa Silva, Nicolas Silva, e Mariana Mello Fonte: https://dprrg.wordpress.com/
GAMES INSIDER. João Pedro Schneider, José Rodrigo Macedo, e Rafael Souza Fonte: https://1001482040.wixsite.com/games-insider
CINEMA BILINGUE. Helena Barbosa, e Thaina Silva. Fonte: https://helenasier.wixsite.com/my-site
BANDOOR. Daiany Santos, Gabriel Bossardi, Sara Gonçalves, e Vitor Abrahão Fonte: https://bandoorpmb.wixsite.com/my-site

Os blogs atendem às tendências verificadas em pesquisas de Hsu e Lin (2008), que identificam que as principais intensões de uso de blogs ocorrem quando os usuários percebem a promoção de senso de comunidade, o propósito de servir à sociedade, a utilidade da informação e atenção às normas sociais por meio do incentivo à participação.

Todos os canais divulgados foram publicados em plataformas gratuitas, demonstrando a acessibilidade das mídias digitais. Os resultados abrem perspectivas de desenvolvimentos futuros para potenciais clientes que precisem da versatilidade da geração de produtores multimídia.

Os blogs foram desenvolvidos como atividade na Unidade Curricular de Produção Multimídia Bilingue 1 do Curso Superior Tecnologia em Produção Multimídia com orientação da professora Micheline Guerreiro Krause e Carlos de Mello.  

REFERÊNCIAS

BON, Olga. A autenticidade que legitima: O blog Petiscos e a celebridade de Julia Petit. Ciberlegenda, v. 8, p. 99-109, 2014. 
CHEN, Szu-Wei; BEHM-MORAWITZ, Elizabeth. Deciphering blog users: young adults’ personalities, motivations, and perceived importance of blog features. Information, Communication & Society, v. 21, n. 10, p. 1493-1505, 2018. 
FONSECA, André Azevedo. Portfólio digital: O blog no recurso pedagógico no ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 33, n. 1, p. 81-90, jan./jun. 2012.
HALIC, O.; LEE, D.; PAULUS, T.; SPENCE, M. To blog or not to blog: Student perceptions of blog effectiveness for learning in a college-level course. The Internet and Higher Education, v. 13, p. 4, p. 206-213, 2010. 
HSU, C.; LIN, J. Acceptance of blog usage: The roles of technology acceptance, social influence and knowledge sharing motivation. Information & Management, V. 45, N. 1, P. 65-74, 2008.