O processo é dividido em dois momentos, um de planejamento e outro de execução do projeto, que são ainda divididos nas fases de Diagnóstico, Direcionamento, Desenvolvimento e Desfecho.
A partir de uma demanda e do briefing (entrevista com o cliente), é feito o Diagnóstico que aprofunda as informações e analisa a pertinência, relevância, viabilidade, o contexto, possíveis usuários e seus interesses, referências visuais e de conteúdo.
Para o autor, o diagnóstico inclui além da pesquisa, a conceituação, a geração de alternativas e uma proposta preliminar. Se a proposta não for aprovada, o projeto retorna à primeira etapa do processo e o fluxo se repete até que a proposta alcance os objetivos.
O Direcionamento inclui o roteiro, storyboard e styleframe. O roteiro desenvolve a narrativa e é pensado de forma a integrar a linguagem verbal e visual. O Storyboard combina o roteiro escrito com esboços, e o styleframe é o estudo da identidade visual incluindo determinar o estilo gráfico, cores, texturas, tipografia, etc.
O Desenvolvimento é a etapa de gravação do áudio e elaboração do design gráfico das telas, ilustrações e outros elementos que servirão de base para a animação. Pode incluir o animatic, um protótipo animado muito útil para testes de temporização.
Na fase de Desfecho, é feita a animação dos elementos, edição, montagem, efeitos e o refinamento final. Na finalização, os arquivos são convertidos para o formato adequado e é feita a apresentação para o cliente.
Em cada etapa são feitos testes e validações. A metodologia proposta é flexível e pode ser adaptada para diferentes particularidades e preferências.