Em um projeto de design, geralmente as escolhas tipográficas são muito importantes e pode mesmo ser o principal elemento para transmitir a ideia pretendida. E pode usar diferentes estilos e técnicas, desde uma forma de impressão antiga, utilizando os tipos metálicos, a própria caligrafia, com o texto escrito à mão, o lettering, que é o desenho das letras ou a escolha de uma fonte digital.
E cada detalhe importa. Cada escolha precisa contribuir para os objetivos do projeto, que deve estar muito claro.
O desenvolvimento de um projeto de design para materiais promocionais do curso de comunicação visual é um bom exemplo de trabalho com ênfase na tipografia.
O trabalho incluiu a escolha dos itens promocionais, a definição das frases e o projeto visual, envolvendo, portanto, aspectos conceituais, técnicos, ecológicos, econômicos e criatividade. É preciso pensar de forma estratégica no marketing, afinal é um trabalho promocional. Da mesma forma, é necessário conhecer bem o público-alvo, que são os estudantes e possíveis interessados no curso técnico integrado de Comunicação Visual do IFSC Palhoça bilíngue (Libras/português), eles é que vão adotar ou repudiar o material projetado. Importante também definir bem os conceitos, não só a ideia principal que pretende transmitir, mas as sensações que deseja provocar. E ter um foco, destacar o que é especial, único, a identidade visual. O curso é bilíngue, visual, técnico, de comunicação, visual/espacial e oral/auditivo (Libras/português), e é para estudantes jovens (a maioria dos iniciantes têm entre 14 e 16 anos), enfim, um curso muito especial.
Se aquele insight ainda não aconteceu, sabemos que será indispensável aprofundar e pesquisar, organizar, planejar, esboçar, testar, desenhar e redesenhar. Geralmente é necessário trabalhar bastante.