Meme é um GIF, imagem, vídeo ou animação, com uma mensagem humorada, direta e simples que viraliza na internet. O humor é um potente recurso de transformação e de crítica social e, como os memes são produzidos e compartilhados em um curto espaço de tempo, sem preocupações de autoria, misturando e reconfigurando elementos disponíveis na internet, se tornaram uma forma de expressão cultural que se dissemina rapidamente. Para alguns autores, os memes podem ser muito úteis para usos na educação e outros consideram mesmo que podem ser uma forma de arte. Percebendo a importância dos memes e sendo um apaixonado por essa forma de comunicação, Guilherme Augusto Fonseca desenvolveu seu projeto de conclusão do curso em Tecnologia em Produção Multimídia estudando a contribuição dos memes para a história das artes visuais na era digital. O projeto foi orientado pela professora Janaí de Abreu Pereira. Os estudos sobre os memes mostram que eles são uma ferramenta poderosa na propagação de temas emergentes da sociedade atual e que a análise de sua influência é relevante para compreendermos nossa produção cultural.
Trazer o meme para o centro dos debates e estudos acadêmicos é uma maneira de mostrar a natureza efêmera das artes, da produção imagética em nossa cultura, a flexibilidade da imagem de se transformar e se adaptar a um novo ambiente cultural material ou imaterial, bem como sua importância para a educação.
(Guilherme, 2023, p.2)
OS MEMES NA CULTURA BRASILEIRA
O Brasil é conhecido como um dos países que mais criam e disseminam memes. Uma pesquisa realizada pela Globosat (2021), em parceria com a Consumoteca, comprovou que, em média, 85% dos internautas brasileiros reagem a memes nas redes sociais. Sites como Artes Depressão, Mona Ácida, New Memeseum e Reações Medievais são exemplos desse interesse. Além de apresentarem memes divertidos, exploram esses memes para fazer comentários críticos acerca da sociedade e da cultura.
Outro exemplo é o Museu do Meme, um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) que documenta a evolução dos memes, preservando uma parte significativa da cultura digital contemporânea. O material fornece contexto e análise para entendermos melhor o papel dos memes na sociedade.
Fonte: https://museudememes.com.br/
Guilherme optou por fazer um recorte e estudar memes relacionados às artes visuais visando compreender como os elementos reaproveitados de obras de arte de tempos e contextos diversos geram outros significados, para, a partir daí, discutir as implicações culturais, sociais e educacionais dos memes.
MEMES E HISTÓRIA DA ARTE
O estudo mostra algumas características de movimentos artísticos como a Pop Art e o Dadaísmo que podem ser considerados referências para a estética dos memes atuais. A Pop Art é um movimento que se destacou nos Estados Unidos, na década de 1950. Como o próprio nome indica, é uma arte que explora o imaginário da cultura popular fazendo referência à vida cotidiana e ao consumo. Utilizando ícones retirados das histórias em quadrinhos, TV, cinema e publicidade e explorando os mesmos recursos dessas mídias, a arte colocava em discussão o próprio estilo de vida.
Andy Warhol. Marlyn. 1962. https://www.masterworksfineart.com/artists/andy-warhol/marilyn-monroe
Para os memes, a cultura digital e as mídias sociais oferecem tanto os elementos de trabalho, como o meio de divulgação e são muitas vezes o próprio tema de reflexão e ironia. O Dadaísmo, outro movimento que pode ser considerado uma referência para os memes, tinha como foco a provocação, a diversão e a zombaria. Em uma época que a Europa tentava se organizar depois de ter vivido uma avassaladora guerra, e caminhando para a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu em menos de cinquenta anos, não era mais possível confiar na razão humana. A arte dadaísta passou então a explorar o irracional, a falta de sentido e o acaso em suas obras. A obra do artista Marcel Duchamp é um exemplo de como a arte antecipou os princípios dos memes atuais. Em seus ready-mades, o artista deslocava objetos de seu contexto gerando um significado novo e questionador. Como na obra A fonte, de 1919, por exemplo, na qual expôs um mictório invertido. Com isso, provocou discussões significativas a respeito da natureza da arte de sua época, do consumo da arte e do processo criativo.
Marcel Duchamp. Fountain. 1917 e L.H.O.O.Q 1919. https://www.culturagenial.com/marcel-duchamp/
Na obra L.H.O.O.Q., Duchamp adicionou um bigode e um cavanhaque a uma reprodução da Mona Lisa.
A obra compartilha várias semelhanças com os memes de hoje, incluindo a recontextualização de imagens existentes, o uso do humor (o título da obra significa “Ela tem o rabo quente”) e da irreverência, a comunicação de ideias complexas através de meios visuais e a capacidade de se tornar viral.
(Guilherme, 2023, p.9)
Os memes baseiam-se na intertextualidade e no anacronismo, ou seja, misturam materiais variados de contextos e épocas distintas para criar significados. Muitos memes exploram obras de arte de outros tempos para tratar de coisas cotidianas ou para comentar acontecimentos da atualidade.
Essa brincadeira, apesar de transformar os significados, também desperta o interesse pelas obras originais e possibilita um olhar para a história da arte que pode ser muito interessante como recurso educacional.
Eles servem como uma ponte entre o passado e o presente, permitindo que obras de arte sejam reinterpretadas, reinventadas, revitalizadas e vistas sob uma nova luz.
A Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci, é uma das obras mais usadas na criação de memes.
No mundo virtual, a “Mona Lisa” também se reestruturou, mesmo que involuntariamente, tornando-se um ícone popular no meio dos memes. Junto à imagem da musa de Da Vinci, são inseridos novos elementos da cultura popular, geralmente brincando com uma situação inusitada, adicionando elementos de humor e até mesmo críticas sociais à venerada obra de arte.
(Guilherme, 2023, p.3)
Em função disso, no estudo foi desenvolvida uma análise semiótica de dois memes relacionados com a obra de Leonardo da Vinci.
MONA LISA RESSIGNIFICADA
A análise levou em consideração o plano de expressão, que se refere à forma como os elementos da imagem são apresentados, e o plano de conteúdo, que se refere ao significado da imagem. Observando os elementos básicos da comunicação visual, os aspectos compositivos e as relações entre os diferentes conteúdos apresentados, o estudo mostra como se estabelecem os significados no contexto em que é apresentada a imagem.
Nazaré Tedesco é uma personagem da novela Senhora do Destino, escrita por Agnaldo Silva e produzida pela TV Globo, em 2004, que foi interpretada pela atriz Renata Sorrah. A personagem tinha uma personalidade forte e maldosa, mas seu humor irreverente conquistou o público. As maldades de Nazaré eram apresentadas de maneira exagerada e caricata e os bordões que ela utilizava, como “Vou te jogar da escada!”, são frequentemente explorados em diversos memes. Uma cena marcante da novela é quando Nazaré aparece na prisão refletindo sobre os acontecimentos, e é muito utilizada para representar confusão.
Tanto a “Monalisa” quanto a “Nazaré Confusa” são famosas por suas expressões faciais enigmáticas. A expressão da Monalisa tem sido objeto de debate e especulação há séculos. Da mesma forma, a expressão confusa de Nazaré, capturada em um momento de surpresa, também gerou inúmeras interpretações e especulações.
(Guilherme, 2023, p.18)
A fusão de duas obras distintas, de tempos e meio artístico tão diferentes, exemplifica a capacidade dos memes de misturar e recontextualizar imagens e textos de maneira criativa e surpreendente.
ProjePropaganda Monbijou/Bom Bril. https://bit.ly/mktbombril . Meme Mona Lisa Faxina. https://www.instagram.com/monaacida
Outro meme analisado mostra a Mona Lisa executando tarefas domésticas complementada pela frase “Me tornei quem eu mais temia, a pessoa que diz: se alguém pisar nesse chão vai limpar com a língua”. A imagem também é uma referência a uma propaganda da Bombril, de 1998, para o amaciante de roupas Mon Bijou, que revolucionou o cenário publicitário na época. A campanha explorou o anacronismo, intertextualidade e humor, criando uma imagem que se tornou viral e memorável. O meme destaca o contraste entre a arte clássica, supervalorizada, e o trabalho doméstico, muitas vezes invisibilizado e desvalorizado. Ou seria uma celebração do trabalho doméstico, elevando-o ao status de arte? O meme pode ser visto como uma forma de comentário social, usado para provocar o riso e para provocar reflexão a respeito do que é supervalorizado ou, ao contrário, desrespeitado em nossa sociedade. Por fim, o estudo de Guilherme destaca que os memes são hoje uma das principais formas de produção de conteúdo humorístico, pois contestam, debocham e colocam em discussão nossas inconsistências e incoerências.
Em suma, os memes são mais do que apenas uma forma de entretenimento. Eles se destacam como um forte aliado para a expressão artística e a crítica social, enquanto disseminam a cultura. Ao utilizar obras de arte clássicas e populares, os memes quebram a barreira elitista que torna a arte inacessível, democratizando-a para todos. Com o avanço tecnológico, os memes não só espelham nossa evolução, mas também contribuem ativamente para ela. Eles possibilitam que as pessoas se comuniquem de formas novas e inovadoras, desafiando as normas estabelecidas.